A HONDA COMEMORA 10 ANOS DA TECNOLOGIA DCT PARA MOTOS

A Honda comemora uma década desde a introdução da tecnologia DCT (Dual Clutch Transmission) pela primeira vez na sua gama de modelos de duas rodas.

  • Este marco tecnológico da Honda – e um exclusivo da indústria de motos – foi apresentado pela primeira vez na Europa em 2010.
  • Já foram vendidas mais de 140.000 motos equipadas com transmissão DCT no velho continente.
  • Desde a sua introdução, esta tecnologia "fácil e direta" está disponível em 10 modelos Honda.

A Honda comemora uma década desde a introdução da tecnologia DCT (Dual Clutch Transmission) pela primeira vez na sua gama de modelos de duas rodas.

Esta tecnologia foi apresentada na Europa na VRF1200F, um modelo turístico desportivo; até hoje, a DCT da Honda permanece uma tecnologia única no mundo dos modelos de duas rodas. No total, já foram vendidas mais de 140.000 motos equipadas com DCT em toda a Europa; só em 2019, 45% das Africa Twin, 52% das NC750X e 67% das Goldwing vendidas na Europa equiparam com DCT.

O sucesso desta tecnologia deve-se, em grande parte, a uma evolução constante da tecnologia, com melhorias ao nível da suavidade e da temporização de engrenagem das mudanças, bem como de diversas adaptações que vão de encontro às caraterísticas únicas da vasta gama de modelos onde a DCT é aplicada. Como exemplos temos a inclusão do "interruptor G" para melhoria das capacidades de condução em fora-de-estrada na Africa Twin e na X-ADV e a sincronização com o sistema de arranque em subida (Hill Start), o modo Walking (função Creep, de movimento para a frente em velocidade super-lenta) e o modo Idling Stop de paragem do motor ao ralenti no modelo porta-estandarte da marca, a turística Honda Goldwing.

Para mais informações acerca da evolução da tecnologia DCT, clique aqui click here para ler uma entrevista com Dai Arai, o Engenheiro-Chefe responsável pela evolução da tecnologia DCT desde a sua introdução na VFR1200F original: link

O que é uma caixa DCT?

A DCT é uma caixa com duas embraiagens electro-hidráulicas e engrenagem automatizada das mudanças; este sistema tem dois conjuntos independentes de embraiagens alojados na mesma unidade, cada uma ligada a um conjunto separado de carretos – uma embraiagem "trata" do arranque e da engrenagem da 1ª, 3ª e 5ª velocidades e a outra "toma conta" da 2ª, 4ª e 6ª velocidades.

As mudanças das velocidades podem ser feitas em modo Manual pelo condutor, usando as patilhas das mudanças no punho esquerdo do guiador ou em modo Automático, de acordo com os padrões de condução ditados pela monitorização constante de determinados parâmetros, incluindo a velocidade do veículo, a rotação do motor e o ângulo de abertura do acelerador. Em nenhum dos casos é necessária a aplicação de uma manete de embraiagem ou acionar um pedal de mudanças. Durante a engrenagem das mudanças, quando uma das embraiagens desengrena, a outra engrena a mudança pretendida em simultâneo, assegurando assim mudanças consistentes, ultrarrápidas e ininterruptas, sem perdas de tração na roda traseira.

Adicionalmente às vantagens naturais que este sistema oferece a uma condução mais desportiva, a tecnologia DCT também permite ao condutor concentrar-se mais no trajeto, nos pontos de travagem, nas curvas e nas acelerações. Outros benefícios incluem redução no cansaço do condutor, menor esforço na condução urbana, a impossibilidade de deixar o motor ir-se abaixo e maior inclinação possível da moto nas passagens de caixa.

@ 11-9-2020 12:02:32


Mais

21YM HONDA CB500X

21YM HONDA CB500X

A CB500X – originalmente lançada em 2013 juntamente com a naked CB500F e a CBR500R de carenagem integral – é um modelo crossover de aventura e média cilindrada, muito divertido e de peso reduzido. É uma moto que, sem nenhum exagero cumpre o seu dever de forma suprema e competente e oferece uma utilização que se adapta a uma enorme diversidade de condutores.O caráter utilitário da CB500X fica a dever-se a uma equação extremamente simples – um motor bicilíndrico vivo e comprovado, que debita um binário útil e de excelente tração logo desde baixa rotação – e também com excelentes capacidades em alta – juntamente com um chassis que oferece uma condução muito confortável, tanto em cidade, como em estrada aberta.
Este modelo sente-se igualmente à vontade nas deslocações casa-trabalho-casa e nas viagens de fim de semana. A suspensão de longo curso absorve as irregularidades da estrada e o guiador cónico de diâmetro diferenciado oferece uma posição de condução muito confortável, a direito e com um campo de visão bastante amplo. Por outras palavras, a CB500X é um verdadeiro modelo utilitário, adaptado a todas as situações, no verdadeiro significado da palavra.
Em 2016, na primeira atualização deste modelo, a CB500X recebeu um depósito de maior capacidade, mais proteção aerodinâmica e um para-brisas mais alto. Recebeu igualmente luzes de LEDs, forquilha dianteira com afinação da pré-carga da mola e afinação na manete de travão.
A sua evolução de 2019, com um estilo adventure mais sofisticado, um motor de melhores performances e uma série de melhoramentos ao nível da ciclística, asseguram que, apesar de a CB500X permanecer um modelo confiante nas suas capacidades abrangentes, o fator X está agora ainda mais em evidência.
11-9-2020 12:43:05
21YM HONDA CB500F

21YM HONDA CB500F

A CB500F naked – originalmente lançada em 2013, juntamente com a CB500X de aventura e a CBR500R de carenagem integral – já demonstrou ser uma das fórmulas de sucesso testadas e comprovadas pela Honda de como fabricar uma moto extremamente popular e este novo modelo mantém toda a sua relevância, sem perder nenhuma das características que a tornaram famosa.

A fórmula? Um fantástico motor de dois cilindros e um chassis simples, desportivo e de baixo peso, que pode oferecer o mais elevado nível de diversão a todos os condutores, independentemente da sua experiência. Apesar de a potência de pico de 35 kW a tornar apta para detentores de carta A2, a CB500F oferece muito mais do que apenas uma moto "de entrada" para principiantes.
Com dimensões compactas e condução muito fácil, onde se pode aprender e progredir de forma simples no mundo das motos, são esses mesmos atributos que são bastante apreciados por quem procura uma moto fácil de conduzir e que a tornam um verdadeiro prazer, seja para quem quer passar de uma 125 para uma moto maior ou para quem pretende apenas explorar novas estradas ao fim de semana.
 A versão de 2019 da CB500F foi redesenhada na altura com linhas fortes e marcadas, que revelam todos os aspetos técnicos e mecânicos deste modelo, juntamente com uma série de atualizações que destacavam ainda mais a experiência de condução. A nova atualização vê a introdução de gráficos atualizados, dois novos esquemas cromáticos e a homologação EURO5 numa das motos mais populares da Honda.
11-9-2020 12:22:59