22YM HONDA SH350i

Atualizações do modelo: Depois da atualização abrangente realizada para 2021 - com mais potência num motor de maior capacidade e com uma atualização de estilo - a popular SH permanece inalterada para 2022 adicionando ao leque de escolha duas novas e vibrantes versões ‘Sporty Edition’ com novas cores e detalhes decorativos. As especificações incluem sistema Honda Smart Key, sistema HSTC de controlo de tração da Honda, luzes de LED, painel de instrumentos LCD e ficha USB-C debaixo do banco.

Se olharmos para as principais cidades europeias, vemos que há duas letras que nos saltam imediatamente à vista: O "S" e o "H". Com mais de um milhão de scooters SH vendidas na Europa durante os últimos 37 anos, a designação SH já ganhou o estatuto de "marca dentro da marca", sublinhando toda a fiabilidade e qualidade de construção habituais de um produto Honda.

A SH300i, com o seu design compacto, estrado plano e desimpedido e rodas de 16 polegadas reteve todas as marcas simbólicas da família SH e oferecia um pouco mais – um motor potente para as máximas performances, na cidade e na estrada.

Em 2015, este tornou-se o primeiro modelo Honda a ter homologação EURO4; o motor recebeu um aumento de binário e de eficiência. O aspeto visual também se tornou mais musculado e a ciclística recebeu revisões que permitiram expandir o espaço de armazenamento e manter toda a sua fantástica maneabilidade. Em 2019, este modelo recebeu o sistema HSTC de controlo de tração da Honda e compatibilidade com o sistema Honda Smart Key e em 2021 a evolução continuou: a nova SH350i ganhou cilindrada, potência e binário, para além de uma remodelação de estilo, consolidando ainda mais sua posição como a scooter versátil e perfeita.

Para 2022 a SH350i aumenta ainda mais o leque de escolha com a introdução de duas novas versões ‘Sporty Edition’.

  1. Generalidades do modelo

O motor eSP+ da SH350I tem um pico de potência aos 21,5 kW e é significativamente forte em toda a faixa de rotação permitindo rápidas acelerações. Este modelo tem homologação EURO5.

O estilo é uma evolução elegante da fórmula SH; funcionalidade, caráter compacto e facilidade de utilização – condução e estacionamento simples. A ficha USB-C está disponível debaixo do banco e o painel de instrumentos é uma unidade LCD.

O modelo de 2022 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

  • Vermelho Metalizado Mate Carnelian
  • Prata Metalizado Mate Ruthenium
  • Branco Pérola Cool
  • Preto
  • Duas novas cores/versões ‘Sporty Editions’
  • Cinzento Pearl Falcon
  • Cinzento Metalizado Mat Blacky

Ambas as cores da Sporty Edition também apresentam vários toques premium, incluindo rodas ‘matt grey’, abaixadores de garfo, grelha traseira e tampas do motor, costuras de cor vermelha no assento, listas vermelhas e cinza nas rodas, para além do logotipo vermelho da Honda na frente e logotipo 'SH' vermelho de lado.

  1. Caraterísticas Principais

3.1 Estilo e Equipamento

  • SH de estilo evoluído, mas mantendo o caraterístico piso plano
  • Tomada para acessórios debaixo do banco
  • Novo painel de instrumentos LCD
  • Função de sinalização de travagens de emergência nos piscas traseiros, alerta os outros utilizadores da estrada para as travagens súbitas

A SH350i é uma scooter que define instantaneamente a sua presença na estrada, assinalado a sua herança "SH premium" com um design que segue o visual da sua irmã mais nova e campeã de vendas, a SH125i, com um estilo definido pelas palavras-chave "musculada" e "elegância das superfícies". A sua "face" destaca-a das outras: o farol de LEDs apresenta uma "travessa central" que divide as duas barras laterais de iluminação, com os feixes de médios e de máximos; as luzes de presença ficam por cima da mesa de direção, criando uma "assinatura frontal" elegante e contemporânea. O farolim traseiro, também de LEDs e os piscas de direção encaixam-se perfeitamente na traseira, entre as pegas para o passageiro.

É claro, sendo um modelo SH, a funcionalidade é tão importante como as formas. A posição de condução mantém toda a capacidade de alojar vários tipos de condutor e é descontraída e vertical, oferecendo a melhor visibilidade a toda a volta. O comprimento total da scooter é de 2.160 mm para uma largura de 742 mm e altura de 1.161mm. A altura máxima ao solo é de 131 mm.

Debaixo do banco encontramos espaço para um capacete integral e a altura do banco é de 805 mm, para a melhor facilidade em chegar com os pés ao chão (apenas mais 5 mm do que a SH125/150). Há também uma ficha USB tipo C que permite carregar um dispositivo móvel. O estrado standard da SH é plano (com 435 mm de largura), o que facilita muito o transporte de carga e ajuda o condutor a entrar e sair da scooter. O útil gancho rebatível do painel frontal aumenta ainda a versatilidade.

O atrativo painel de instrumentos é do tipo LCD, com todos os indicadores – incluindo o indicador HSTC e o indicador ABS – elegantemente dispostos à volta do display central que inclui um velocímetro/conta-quilómetros totalizador digital. Todas as operações no painel de instrumentos são feitas através dos dois botões A/B no punho esquerdo.

Os piscas dianteiros e traseiros da SH350i têm uma função de cancelamento automático e de sinalização de travagens de emergência. Quando o modulador do ABS detetar uma travagem forte, os piscas de emergência piscam a alta velocidade para alertar os outros utilizadores da estrada.

Para maior conveniência na vida movimentada das cidades, o sistema Honda Smart Key controla a ignição e a abertura do compartimento debaixo do banco e também pode comandar a abertura/fecho da top case opcional de 35 litros. Com a Smart Key no bolso do condutor, a top case destranca e tranca automaticamente quando o condutor se afasta. A top case também pode ser trancada com a chave.

3.2 Motor

  • Motor de 330 cm³ com 21,6 kW e binário de 32Nm
  • Tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power+) para maior economia de combustível, 3,33 l/100 (30 km/l)
  • Homologação EURO5

O motor eSP+ (enhanced Smart Power+) da SH350i oferece um excelente desempenho ambiental e alta potência graças à adoção abrangente de tecnologias de redução do atrito.

Graças ao seu motor o pico de potência desta unidade SOHC de quatro válvulas, com injeção de combustível e arrefecimento por líquido, é de 21,6 kW às 7.500 rpm, com um binário máximo 32 N·m às 5.250 rpm. Desde o arranque, a SH350i percorre 200m em 10,2 segundos.

O diâmetro e curso é de 77 mm e 70,7 mm respectivamente. Os balanceiros de rolete, os bronzes dos moentes da cambota e as metades seladas do bloco do motor oferecem uma fiabilidade a longo prazo e elevadas performances. Para aumentar o arrefecimento do pistão, um injetor de óleo, como o usado na CRF450R, pulveriza o óleo diretamente na parte de trás do pistão, avançando o ponto de ignição e melhorando a combustão. A capacidade de óleo é de 1,85 litros.

O ar é fornecido por uma caixa-de-ar de 5,5 litros. A abertura de admissão aspira o ar com mais eficiência, utilizando um "fluxo de redemoinho" reforçado dentro do cilindro para maior consistência na queima do combustível. Os gases de escape são expelidos por uma abertura de escape em linha reta o que melhora a eficiência.

O atrito interno é reduzido pela descentragem de 5 mm no cilindro, pela introdução de um afinador de came hidráulico na corrente da distribuição e pela utilização de uma bomba de fundo. Usada em motos de alta performance, esta bomba reduz a pressão interna do motor, reduz a agitação do óleo e diminui as perdas por bombagem e o atrito interno de rotação. Um veio de equilibrio reduz ainda mais as vibrações e contribui para uma maneabilidade agradável e suave.

A embraiagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com relações definidas para reações rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e a transmissão final por correia.

O motor da SH350i está equipado com o sistema HSTC de controlo de binário selecionável da Honda. O sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e depois controla o binário do motor através do sistema de injeção para readquirir a tração na roda traseira. O sistema HSTC pode ser LIGADO-DESLIGADO através de um comando no punho esquerdo. Quando o sistema se ativa para gerir a tração do veículo, há um indicador "T" no mostrador digital que pisca.

A SH350i é um modelo bastante económico, com consumos de 3,33 l/100 km (30 km /l) (em modo WMTC), para uma autonomia superior a 270 km por cada depósito de 9,1 litros.

3.3. Ciclística

  • Quadro de baixo peso tipo berço em tubos de aço
  • Forquilha dianteira de 35 mm e suspensão traseira com dois amortecedores
  • Jantes de 16 polegadas, à frente e atrás, para a melhor estabilidade

O comprovado chassis da SH350i foi concebido para oferecer a melhor agilidade e ter o melhor comportamento em todas as situações de condução. Nas alterações de 2021 alteramos os diâmetros dos tubos, as espessuras das paredes e os materiais atualizados dos componentes do quadro que permitiram melhorar a estabilidade e o conforto a alta velocidade, ao mesmo tempo em que economizaram 1 kg no peso total do quadro.

A absorção dos impactos é muito flexível por ação da forquilha telescópica de 35 mm e também graças aos dois amortecedores traseiros que trabalham num braço oscilante de alumínio fundido e num sistema de articulação ‘Oleo’, montados sob o motor para aumentar a elevada capacidade de maneabilidade e de amortecimento.

O ângulo da coluna da direção e o eixo de arraste (trail) são de 27°5'/99 mm, respetivamente, com uma distância entre eixos 1.452 mm; o guiador tem 45° de raio de viragem a partir do centro. O peso em ordem de marcha é de apenas 174 kg.

Os pneus são 110/70-16 à frente e 130/70-16 atrás; o travão dianteiro tem um sistema ABS de dois canais e disco único de 256 mm; atrás, o travão tem um disco de 256 mm.

  1. Acessórios

Está disponível toda uma gama completa de acessórios para a SH350i. Estes incluem:

  • Kit de top case opcional de 35 litros compatível com o sistema Smart Key e porta-bagagens traseiro
  • Conjunto de para-brisas e protetores de punho
  • Punhos aquecidos
  • Cobertura para os joelhos do condutor

@ 14-12-2021 11:14:21

Galeria de fotos


Mais