22YM HONDA CMX500 REBEL

A Rebel, o popular e compacto modelo cruiser bicílindrico paralelo de 500 cm³ da Honda, recebe uma nova opção cor para 2022. A especificação de origem inclui embraiagem assistida/deslizante, luzes de LEDs e indicador de mudança engrenada. Também está disponível a versão Rebel S com acessórios montados de fábrica - carenagem do farol, coberturas e foles totalmente pretas, além de um banco com costuras tipo diamante.

Para muitos condutores nos seus 20 anos – a chamada Geração Y, que cresceu na idade digital – as motos são muito mais do que apenas um meio de transporte. Representam um estilo de vida, uma atitude e permitem-lhes expressar a sua identidade individual. As expetativas de grupo de condutores são diferentes das do grupo de motociclistas mainstream e as motos que conduzem refletem isto mesmo. Esses modelos têm de se encaixar no estilo de vida desses jovens e permitir elevados níveis de personalização.

Keita Mikura, Líder de Grande Projeto (LPL) da Honda Rebel, entende isto perfeitamente. Para ele, que gosta de jogar com as regras, é fundamental criar motos que fundam a tradição com ideias inovadoras e novas perspetivas. A sua equipa produziu um modelo Custom com um estilo clássico e intemporal, mas com uma presença avançada e contemporânea muito própria. Acessível, fácil de se conduzir e de se viver com ela, a Rebel tem a sua própria maneira, mas é também uma "página em branco" onde o condutor pode dar largas à sua imaginação para criar um modelo só seu, único e exclusivo.

  1. Generalidades do modelo

O desenvolvimento da Rebel começou na América do Norte, com uma ideia de espicaçar a imaginação de uma geração de jovens condutores, mas de forma diferente do que é costume para as motos cruiser tradicionais. Equipada com um motor bicilíndrico paralelo de 471 cm³, com binário forte a baixa rotação e uma entrega de potência suave e linear, a Rebel é compatível com a carta A2. É um modelo esguio e com banco de baixa altura, pelo que é fácil de manejar a baixa velocidade. A posição de condução é descontraída e natural, com os braços suavemente esticados a corresponderem à posição intermédia dos poisa-pés.

O quadro em tubos de aço da Rebel tem um design de linhas frescas e contemporâneas, num estilo "bobber" de pneu largo. Não podendo ser mais preta e com o mínimo de áreas pintadas, a Rebel também permite o transporte de um passageiro apenas com a simples aplicação de dois parafusos.

A Rebel é confortável e prática, graças ao banco confortável e às afinações das suspensões, juntamente com o indicador de mudança engrenada. O farol e o farolim traseiro e a inclusão de piscas de direção de LEDs permite ao sistema elétrico da Rebel ser todo de LEDs.

O sistema de escape, que inclui o sensor neste componente, permitiu à Rebel receber a necessária homologação Euro5.

  1. Caraterísticas Principais

3.1 Equipamento e estilo

  • Verdadeiro estilo "bobber"
  • Todas as luzes são de LEDs, incluindo os piscas de direção
  • Nova cor Verde Pérola Organic
  • Novo indicador de mudança engrenada
  • Disponível com novo conjunto de acessórios instalados de fábrica
  • Painel de instrumentos LCD negativo com luz de fundo branca
  • Banco do passageiro e pegas traseiras de remoção fácil, facilitam a personalização da Rebel

O programa de desenvolvimento da Rebel só conheceu duas palavras-chave: "SIMPLES" e "CRUA". Mas conseguir tanto com tão pouco é uma forma de arte por si só, um exercício em design minimalista, onde todos os detalhes contam.

E a Rebel não desaponta; com pneus largos e silhueta "bobber" declarada – encimada pelo depósito de formato em gota com 11,2 litros de capacidade e guiador largo – o condutor encaixa na perfeição em cima da moto, tornando-se imediatamente parte dela. Seja qual for o ângulo de observação, as suas formas simplistas expressam uma individualidade não convencional.

Tudo o que podia ser preto é preto, o que destaca o design ágil da Rebel, e a pintura subjacente e subtil. Todas as luzes são de LEDs e o farol redondo com vidro de 175 mm de diâmetro e apoios em alumínio fundido faz lembrar as máquinas custom mais puras. O farolim traseiro delgado e oval e a luz da chapa da matrícula acompanham a postura rebaixada da Rebel; os piscas de direção circulares de LEDs têm apenas 55 mm de diâmetro; cada pisca dianteiro inclui uma luz de presença circular.  

O velocímetro é extremamente compacto, com apenas 100 mm de diâmetro e tem visor LCD negativo e luz de fundo branca; é uma unidade muito elegante e eficiente. Este instrumento inclui também um indicador de mudança engrenada e as habituais informações de consumos de combustível. A ignição está alojada do lado esquerdo, por baixo do depósito.

A Rebel está disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

**NOVA COR** Verde Pérola Organic

  • Preto Graphite
  • Azul Metalizado Mate Jeans
  • Cinzento Metalizado Mate Axis

O banco e os poisa-pés para o passageiro removem-se muito facilmente e a linha de acessórios genuínos inclui um porta-bagagens traseiro, um encosto, proteções para o depósito e um visor para o velocímetro; em alternativa aos alforges em pele, o cliente pode optar por comprá-los em nylon.

Há também uma versão com um grupo de acessórios instalados de fábrica: uma cobertura para o farol com visor fumado, forquilha com tampas e foles retro e um banco com capa especial de costuras em diamante.

3.2. Motor

  • Bicilíndrico paralelo de 471 cm³ e arrefecimento por líquido, com homologação Euro5
  • Binário muito forte a baixa rotação
  • Nova embraiagem assistida com função deslizante
  • Novo sensor LAF no escape ajuda a obter a homologação Euro5
  • Modelo adequado a detentores de carta A2
  • Escape tipo "shotgun" de 120 mm

O motor de dois cilindros paralelos e 471 cm³ da Rebel tem 8 válvulas por cilindro e refrigeração por líquido e foi inspirado na unidade que equipa a CBR500R. Para as velocidades de cruzeiro praticadas, o mapeamento da injeção PGM-FI, o comando das válvulas e o ponto de ignição foram aspetos revistos, com a consequente mudança do "carácter" de alta rotação da CBR para um débito de potência e binário a baixa rotação mais adequado, com uma entrega suave e linear em toda a faixa de rotação. O pico de potência de 43,3 N·m surge às 6.000 rpm, combinando-se com pico de binário de 34 kW, que aparece às 8.500 rpm.

Esta unidade oferece um excelente equilíbrio entre dimensões físicas e flexibilidade de potência. O diâmetro e o curso são de 67 x 66,8 mm e a relação de compressão é de 10,7 : 1. Internamente, encontramos balanceiros de roletes na cabeça do motor e as válvulas são afinadas por pastilhas, aligeirando todo o conjunto, diminuindo a carga das molas das válvulas e reduzindo o atrito.

A distribuição é feita por corrente silenciosa (SV Chain), com pinos de superfície tratada com Vanádio, para menor atrito e melhor proteção contra a sujidade. As válvulas do motor têm diâmetros de 26,0 mm na admissão e 21,5 mm no escape.

O atrito também é reduzido pela inclusão de estrias nas saias dos pistões – um acabamento que aumenta a área da superfície através da introdução de folgas nas quais o óleo pode fluir, oferecendo melhor lubrificação. Um processo de banho de sal AB 1, usado após o tratamento de nitretação de isonite constitui uma membrana de proteção anti-oxidação.

Os moentes da cambota estão desfasados a 180° e há um veio de equilibragem de primeira ordem atrás dos cilindros, junto ao centro de gravidade da moto. O carreto primário e o carreto do veio de equilibragem são do tipo tesoura, para menor ruído. Os contrapesos da cambota têm formato específico e excelente equilíbrio de acoplagem e o seu baixo peso permite ao motor rodar livremente, com inércia reduzida.

Os cárteres usam camisas fundidas por força centrífuga de paredes finas. O seu design interno reduz as perdas por bombagem que ocorrem nos motores com 180° de ordem de ignição. O cárter de óleo fundo alberga 3.2 litros de óleo. De utilização rápida, seja em mudanças mais altas ou mais baixas, a caixa de seis velocidades foi concebida para oferece mudanças fáceis e sem esforço, especialmente em cidade. A embraiagem assistida com função deslizante torna as mudanças ainda mais suaves e reduz em 30% a carga sobre a manete da embraiagem.

O sistema de escape 2-1 com catalisador expele os gases para o exterior através de uma câmara primária e de uma câmara de ressonância. O sensor LAF no escape e as melhorias ao nível do silenciador tipo "shotgun" de 120 mm de diâmetro contribuem para a Rebel poder ter a sua homologação Euro5. A sonoridade pulsante e profunda condiz com a entrega abundante de binário.

3.3. Chassis

  • Quadro rebaixado e robusto em tubos de aço
  • Forquilha dianteira e amortecedores traseiros com molas de constante revista
  • Amortecedores traseiros agora com carga de azoto e foles de borracha de novo formato, para uma ação mais firme

Para dar suporte ao aspeto rebaixado da Rebel o seu quadro tubular abraça o motor em três pontos e foi concebido para ser o mais estreito possível no local do banco do condutor. A constante das molas da forquilha e as  quantidades de óleo oferecem melhor amortecimento e uma condução mais suave. O eixo de arraste (trail) vale 110 mm, a coluna da direção tem de 28° de inclinação e a forquilha possui uma descentragem de 30°, o que resulta, em combinação com os 1.490 mm de distância entre eixos, num modelo de baixa altura, apenas 690 mm no banco; os poisa-pés em posição intermédia ajudam a obter uma posição de condução natural, com uma direção equilibrada e neutra.

O quadro inclui uma secção traseira inovadora redonda (formando um "loop"), que separa o banco agora mais espesso do guarda-lamas texturizado em metal; o sub-quadro em alumínio é aparafusado e oferecem elevado grau de personalização.

Com um afastamento de 230 mm, a forquilha de 41 mm da suspensão é larga e oferece uma condução rígida, mas confortável e com estilo. O braço oscilante em tubos de aço de 45 mm de diâmetro trabalha com os dois amortecedores traseiros; estes possuem 5 níveis de afinação da pré-carga. Os amortecedores têm carga de azoto e molas de constante revista, com foles de borrachas de novo formato, para um amortecimento mais firme e consistente.

Os pneus têm dimensões de 130/90-16 à frente e 150/80-16 atrás e são ambos Dunlop. As jantes de 16 polegadas em alumínio fundido têm um estilo vivo e simples, com o disco dianteiro de 296 mm a servir de "espelho, refletindo o padrão dos raios da roda. A pinça de travão dianteira de dois êmbolos é complementada pela pinça de um só êmbolo atrás.

@ 14-12-2021 10:52:29

Galeria de fotos


Mais