22YM HONDA ADV 350

Atualizações do modeloA gama Honda recebe uma nova scooter. A ADV350 mistura o estilo robusto de aventura da sua irmã X-ADV com um chassis forte e de elevadas especificações; estão incluídos um quadro tubular em aço, uma forquilha invertida (USD = UpSide Down) de 37 mm e dois amortecedores traseiros com reservatório exterior. O seu motor de 330 cm³ debita uma potência de 21,5 kW e um binário de 31,5 N·m; a tração traseira é gerida pelo famoso sistema HSTC. O para-brisas pode ser regulado em altura e o espaço debaixo do banco tem capacidade para dois capacetes integrais; há também uma ficha USB C no porta-luvas. O painel de instrumentos em LCD integra o sistema HSVCs de controlo de voz para smartphones e o sistema Smart Key oferece ainda maior conveniência na utilização do dia-a-dia.

  1. Introdução

Em 2016, quando a Honda revelou a X-ADV – uma parte scooter de grande cilindrada, outra parte moto de aventura, com nova roupagem estilo SUV – abriu-se uma "necessidade" para uma moto que a Europa não sabia que precisava. Como exemplo de uma inovação genuína, esse modelo teve poucos concorrentes que se equivaleram na última década.

O seu sucesso mais que justificou a decisão da Honda de explorar esse caminho – em Setembro de 2021, a X-ADV estava em segundo lugar na lista de vendas do exigente grupo de modelos "on-off". E agora é chegada a altura de um pouco mais de "pensamento avançado" no mercado de scooters de média cilindrada. Pensada segundo o conceito "New Urban Adventure", a nova ADV350 de 2022 mistura uma boa dose de sofisticação com a funcionalidade associada a uma scooter elegante e de estilo SUV robusto, claramente inspirada na X-ADV.

Este é um modelo novo que vai apelar a uma ampla gama de clientes (especialmente aos mais jovens) e apontado ao popular segmento Europeu. A ADV350 nasceu pronta para explorar as cidades e muito mais.

  1. Generalidades do modelo

Com a sua postura robusta, a ADV350 já se destaca do resto da "multidão homogénea"; os ângulos robustos e as cores sólidas do modelo deixam antever uma inspiração off-road. Obviamente, que a inspiração de estilo da X-ADV está presente e nota-se, mas também se nota a da série CRF de modelos fora-de-estrada.

A funcionalidade caraterística de uma scooter não foi esquecida: o espaço debaixo do banco tem capacidade para dois capacetes integrais, o porta-luvas inclui uma ficha USB do tipo C e o sistema Smart Key aumenta o caráter prático da ADV350. O para-brisas pode ser regulado em altura e o painel de instrumentos LCD integra o sistema HSVCs de controlo de voz para smartphones.

O estilo de aventura da ADV350 está bem patente na parte frontal do modelo: a posição de condução é naturalmente confortável e a ciclística – que inclui uma forquilha USD de 37 mm, um quadro tubular em aço e dois amortecedores traseiros com reservatório exterior – foi pensada para uma direção ágil, sempre com o máximo de feedback e sensibilidade. As jantes de baixo peso, de 15 polegadas à frente e 14 polegadas atrás, têm pneus mistos nas medidas 120/70-15 e 140/70-14, respetivamente; isto permite à ADV350 ter a melhor aderência em todas as condições. O disco dianteiro de 256 mm é complementado atrás por outro disco, este de 240 mm.

As acelerações são poderosas, o que permite à ADV350 enfrentar com igual à vontade os percursos urbanos e os trajetos em vias rápidas. O motor de 330 cm³ é uma unidade SOHC eSP+ (enhanced Smart Power+) com quatro válvulas e pico de potência de 21,6 kW e 31,9 N·m de pico de binário. O sistema HSTC de controlo variável de tração e o sistema de sinalização de emergência nas travagens (ESS) são equipamentos de série.

A ADV350 de 2022 vai estar disponível nos esquemas cromáticos seguintes:

  • Prata Metalizado Spangle
  • Cinzento Metalizado Mate Carbonium
  • Vermelho Metalizado Mate Carnelian
  1. Caraterísticas Principais

3.1 Estilo e Equipamento

  • Dois faróis de LEDs, em posição elevada sobre a roda dianteira, evidenciam todo o estilo de aventura
  • Para-brisas com dois níveis de regulação
  • Painel de instrumentos LCD e sistema HSVCs de controlo de voz para smartphones
  • Espaço debaixo do banco com capacidade para dois capacetes integrais; ficha USB tipo C no porta-luvas e operação por sistema Smart Key

O estilo da ADV350 tem mais que apenas uma ligeira inspiração de aventura. Os dois faróis de LEDs (todas as luzes são de LEDs) estão em posição alta por cima da roda dianteira e as carenagens laterais são cortadas para deixarem ver a forquilha dianteira USD. Numa acentuação ainda maior do estilo off-road, os painéis pintados estão também em posição elevada em relação às carenagens inferiores escurecidas e também às carenagens do banco traseiro, dando a impressão de um centro de gravidade alto, tal como a X-ADV e as CRFs de competição.

Podemos encontrar uma série de detalhes na ADV350 que adicionam ao modelo uma verdadeira versatilidade. O para-brisas tem 2 níveis de regulação muito fácil, por meio de um mecanismo deslizante de calha e tranca; o curso desta afinação é de 133 mm. Na posição mais alta, o fluxo do ar é controlado e passa à volta dos ombros do condutor para reduzir a fadiga nas viagens mais longas feitas a velocidades mais elevadas. Para a condução em cidade – onde, muitas vezes, se aprecia ter algum ar de arrefecimento e maior visibilidade – a posição mais baixa é perfeita.

Debaixo do banco há um compartimento bastante grande, 48 litros no total; isto quer dizer que é fácil guardar aqui dois capacetes integrais. O compartimento pode ainda ser dividido por um separador, de acordo com as preferências do proprietário. O porta-luvas com tranca na parte frontal esquerda tem uma ficha USB do tipo C para carregar os dispositivos móveis. A altura do banco é de 795 mm, um valor muito bom para se chegar com os pés ao chão.

Mantendo o condutor sempre ligado, a ADV350 possui um painel de instrumentos LCD com o novo sistema HSVCs de controlo de voz para Smartphones; este sistema permite ligar o smartphone e gerir as chamadas telefónicas e a música através de comandos de voz. Para poder ativar este sistema, é necessário usar um capacete com sistema de altifalantes e microfone de ligação Bluetooth e a aplicação RoadSync Honda instalada no smartphone; a gestão do sistema HSVCs é feita pelo interruptor esquerdo do guiador.

O sistema Smart Key é outro dispositivo de conveniência que permite controlar a ignição e a tranca do banco, tudo com o comando no bolso; quando o comando se afasta da ADV350, esta tranca automaticamente. Este sistema também permite gerir a top case opcional de 50 litros: na presença do comando, a top case destranca. O comando inclui ainda uma função de "answer back" que permite localizar facilmente a ADV350 ativando os piscas da scooter.

3.2. Ciclística

  • Quadro tubular de baixo peso, forquilha USD de 37 mm e dois amortecedores traseiros com reservatório exterior; controlo muito natural e excelente maneabilidade.
  • Jantes de alumínio fundido e baixo peso, com pneus tubeless mistos
  • Travões de disco à frente e atrás e sistema ESS de sinalização de emergência nas travagens

Sendo uma scooter concebida para enfrentar os rigores das estradas irregulares das cidades – e até mesmo trajetos em off-road ligeiro – a componente ciclística da ADV350 foi pensada para inspirar toda a confiança. O quadro tubular em aço tem baixo peso e é a base de toda esta robustez; a distância entre eixos é de 1520 mm e o ângulo da coluna de direção vale 26,5°, com 89 mm de eixo de arraste (trail). O peso em ordem de marcha é de 186 kg.

A forquilha é uma unidade USD do tipo moto com 37 mm de diâmetro (e 125 mm de curso); a fixação em cima e em baixo fica a cargo de mesas também do tipo moto. Esta solução aumenta a rigidez de toda a parte frontal. Os dois amortecedores traseiros com reservatório exterior têm molas progressivas de dupla constante e oferecem reações excelentes numa diversidade de superfícies, mesmo com passageiro e carga. Os amortecedores têm 130 mm de curso e estão acoplados a um braço oscilante em alumínio de uma só peça.

O design das jantes é totalmente novo numa scooter Honda. Ambas as jantes são em alumínio fundido e acabamento preto; as medidas são de 15 polegadas à frente e 14 polegadas atrás, com 6 raios de padrão cruzado (em X). Este design aumenta a sensibilidade nas estradas e a agilidade geral; os pneus mistos tubeless nas medidas 120/70-15 à frente e 140/70-14 atrás permitem uma condução suave graças ao piso largo e ao grande volume de ar dentro dos pneus.

A travagem dianteira fica a cargo de um único disco de 256 mm, complementado atrás também por um disco, neste caso de 240 mm e ambos com ABS de 2 canais para ainda maior segurança. O sistema ESS de sinalização nas travagens ativa e desativa automaticamente os piscas traseiros nas travagens de emergência; alertando quem segue atrás da ADV350.

3.3. Motor

  • Motor SOHC eSP+ (enhanced Smart Power+) de 330 cm³ de quatro válvulas
  • Pico de potência de 21,6 kW às 7500 rpm, binário máximo de 31,9 N·m às 5250 rpm.
  • Sistema HSTC de controlo de tração selecionável
  • Consumos de 3,33 l/100 km (30 km/l) (em modo WMTC), para uma autonomia superior a 340 km por cada depósito de 11,5 litros.

O novo motor eSP+ (enhanced Smart Power+) SOHC de 330 cm³ da ADV350 tem quatro válvulas e oferece um excelente desempenho ambiental e alta potência – tanto nas cidades como fora delas – graças à adoção abrangente de tecnologias de redução do atrito.

O pico de potência é de 21,5kW às 7500 rpm e o binário máximo é de 31,5Nm·m às 5250 rpm. O diâmetro e o curso são de 77 x 70,7 mm e a relação de compressão é de 10,5 : 1. Os balanceiros de rolete, os bronzes dos moentes da cambota e as metades seladas do bloco do motor oferecem uma fiabilidade a longo prazo e elevadas performances. Para aumentar o arrefecimento do pistão, um injetor de óleo como o usado na CRF450R pulveriza o óleo diretamente na parte de trás do pistão, avançando o ponto de ignição e melhorando a combustão. A capacidade de óleo é de 1,8 litros.

O ar atravessa uma caixa de 5,5 litros de capacidade e o corpo de aceleração de 36 mm alimenta a mistura ar/combustível atrás das válvulas de admissão de 28 mm de diâmetro. A abertura de admissão aspira o ar com mais eficiência, utilizando um fluxo de "redemoinho" dentro do cilindro para maior consistência na queima do combustível. Os gases de escape são expelidos por uma abertura de escape a direito. Para reduzir a resistência dos gases de escape, o silenciador usa duas câmaras.

O atrito interno é reduzido pela descentragem de 5 mm no cilindro, pelo afinador de came hidráulico na corrente da distribuição e pela bomba de fundo. Usadas em máquinas de alta performance, as bombas deste tipo reduzem a pressão interna do motor e a agitação do óleo e diminuem as perdas por bombagem e o atrito interno de rotação.  O veio de equilibragem reduz ainda mais as vibrações e contribui para uma maneabilidade agradável e suave. A embraiagem automática centrífuga aciona a transmissão V-Matic (com relações definidas para reações rápidas a baixa velocidade e acelerações poderosas) e a transmissão final por correia.

O motor da ADV350 está equipado com o sistema HSTC de controlo de tração variável da Honda. O sistema HSTC compara a diferença entre as velocidades das rodas dianteira e traseira, calcula a relação de deslizamento e depois controla o binário do motor através do sistema de injeção para readquirir a tração na roda traseira. O sistema HSTC pode ser LIGADO ou DESLIGADO através de um comando no punho esquerdo. Quando o sistema se ativa para gerir a tração do veículo, podemos ver um indicador "T" no painel de instrumentos a piscar.

O motor tem também homologação EURO5 que, a partir de 1 de Janeiro de 2020, veio introduzir restrições significativas ao nível das emissões do motor em relação à homologação EURO4. Estas novas exigências incluíram reduções substanciais nas emissões permitidas de monóxido de carbono, para além de uma redução superior a 40% no total de emissões de hidrocarbonetos, conseguida pela deteção de falhas de ignição e a introdução de um limite de partículas.

A ADV350 é um modelo bastante económico, com consumos de 3,33 l/100 km (30 km /l) (em modo WMTC), para uma autonomia superior a 340 km por cada depósito de 11,5 litros.

  1. Acessórios

Está disponível toda uma gama completa de acessórios para a ADV350. Estes incluem:

  • Top case de 50 litros compatível com o sistema Smart Key
  • Porta-bagagens traseiro (instalação direta)
  • Bolsas interiores
  • Punhos aquecidos
  • Cadeado em U
  • Capa de exteriores

@ 13-12-2021 15:31:15

Galeria de fotos


Mais