HONDA MSX125 GROM 2021 YM

Este modelo Honda, divertido e de dimensões reduzidas, recebe agora um novo nome ‘Grom’ e uma atualização retro, com painéis fáceis de retirar e um novo motor arrefecido a ar, já com homologação EURO5 e acoplado a uma caixa de cinco velocidades. As revisões no painel de instrumentos incluem um conta-rotações e um indicador de mudança engrenada

Fácil de usar, divertida e funcional, o modelo original de lazer foi apresentado pela Honda em 1963 com a icónica Monkey de rodas pequenas e depois continuou – redesenhada a cada geração – com a Dax, a Ape e a Monkey, ela própria renascida em 2018.

Esta fórmula teve eco junto de uma nova geração de jovens condutores. Denominada de "Geração Y" nos EUA, "Dek Neaw" na Tailândia, "Street-Kei" no Japão, estas pessoas cresceram na altura que nascia a Internet e partilham uma cultura, visão e espírito que desafia o convencional.

Arrastados de forma instintiva para o mundo das duas rodas, a primeira necessidade de transporte destes clientes será uma moto e esta terá de ser um modelo entusiasmante, mas não muito exigente, com um design que o destaque dos demais e que tenha um preço razoável. Em 2013, a Honda introduziu a MXS125 (um acrónimo para Mini Street X-treme 125), um modelo que veio precisamente suprir as necessidades deste tipo de clientes.

Um produto verdadeiramente global, a MSX125 (denominada de "Grom" no Japão e nos EUA) tem sido um sucesso em todo o mundo. Logo na sua primeira época de vendas, a MSX125 juntou-se à CBF125 no top das cinco motos de 125 cm³ mais vendidas na Europa. E, ao longo dos últimos anos, este modelo estabeleceu-se como um dos favoritos, usado como simples meio de transporte urbano ou como uma afirmação de estilo altamente personalizada pelo seu público-alvo.

Passados 6 anos de sucesso e de várias evoluções apenas de estilo que piscaram um olho a toda uma nova geração de jovens condutores, é chegada a altura de termos uma MSX125 nova. Ou, para a chamarmos pelo seu nome completo aqui na Europa, uma nova MSX125 Grom. Totalmente renovada e com um idioma de design ainda mais refrescante, continuando a ser indubitavelmente uma Honda, uma Honda pequena, mas com sonhos enormes.

Generalidades do modelo

A ciclística completamente redesenhada confere à MSX 125 Grom um novo idioma de design; fresco e divertido; é também muito fácil de personalizar segundo a criatividade de cada um. O painel de instrumentos TFT foi atualizado e inclui agora um conta-rotações e um indicador de mudança engrenada

O novo motor, arrefecido a ar, mantém todas as performances úteis da geração anterior, mas acrescenta-lhe uma quinta velocidade. A parte ciclística não foi alterada e oferece as mesmas dimensões reduzidas, com suspensões, travagem e maneabilidade de "moto grande"


 Caraterísticas Principais:

Estilo e Equipamento

  • Ciclística redesenhada, aumenta a individualidade
  • Elevado potencial de personalização; todos os quatro painéis são instalados com apenas seis parafusos de cada lado
  • Painel de instrumentos TFT, inclui um conta-rotações e um indicador de mudança engrenada

A MSX125 anterior tinha um visual que era um reflexo miniaturizado das linhas modernas das motos desportivas da gama Honda da época. Para 2021, a nova MSX 125 Grom tem uma linha de design diferente.

A ciclística deste modelo apresenta um novo tipo de peculiaridade – uma individualidade distinta que mistura o caráter moderno do elegante farol de LEDs, do banco de altura reduzida e do subquadro com o aspeto "retro" das tampas do depósito e dos painéis laterais supercompactos. E, graças aos esforços continuados dos clientes para tornar as suas MSX 125 únicas, a MSX125 Grom foi concebida para ser fácil de adaptar e personalizar – as tampas fixam-se com seis grandes parafusos circundantes de cada lado, num outro toque de design exclusivo.

Os acabamentos dourados na forquilha USD e o amarelo da mola do amortecedor traseiro sobressaem em nítido contraste com o motor, o escape, as jantes e o braço oscilante, todos em preto. O painel de instrumentos é bastante fácil de ler, para uma unidade com as suas dimensões e foi redesenhado, incluindo agora um conta-rotações e um indicador de mudança engrenada para além dos anteriores, velocímetro, conta-quilómetros parcial duplo, indicador do nível do combustível e relógio. Para repor os conta-quilómetros parciais a zero, para acertar o relógio ou para alternar entre o conta-quilómetros totalizador e os conta-quilómetros parciais, basta carregar nos botões de cada lado do painel.

A nova MSX125 Grom vai estar disponível nas seguintes 3 opções de cor:

  • Force Silver Metallic
  • Mat Gunpowder Black Metallic
  • Gayety Red

Motor

  • Unidade nova de 125 cm³, duas válvulas e arrefecimento por ar
  • Caixa de cinco velocidades para maior potencial de utilização fora da cidade
  • Homologação EURO5

A MSX125 Grom tem um novo motor de 125 cm³, duas válvulas e arrefecimento a ar; as cotas do motor são: 50 mm de diâmetro e 63,1 mm de curso, para uma relação de compressão de 10,0 : 1. O pico de potência é de 7,2 kW e chega às 17.250 rpm, com o pico de binário de 10,5 N·m a aparecer às 5.500 rpm.

Tal como o design anterior, o motor da MSX125 Grom reúne uma mistura perfeita de arranques super-rápidos e utilidade acessível e abrangente. Este é um motor divertido e que oferece acelerações poderosas e imediatamente disponíveis ao rodar o punho do acelerador; uma importante atualização que os condutores decerto vão apreciar é a integração de uma caixa de 5 velocidades (em vez de apenas 4), o que permite espaçar ainda mais as relações para velocidades de cruzeiro mais descontraídas e mais elevadas. A velocidade máxima subiu de 92 para 94 km/h.

A operação manual da embraiagem continua a oferecer uma condução semelhante à de uma moto normal; o pinhão de ataque com 15 dentes e a cremalheira traseira de 38, conjugados com as jantes de 12 polegadas oferecem respostas animadas na cidade e permitem viajar lentamente com uma mudança alta.

Este modelo é também muito económico, com consumos de 65,7 km/l (1,52 l/100 km) (em modo WMTC) graças às tecnologias de baixo atrito usadas, tais como cilindro descentrado e balanceiros de roletes no conjunto de válvulas. O sofisticado sistema de injeção PGM-FI garante uma combustão altamente eficiente e funciona em conjunto com a admissão de ar e com o escape do motor para oferecer acelerações envolventes. Os 2.5 L de capacidade da grande caixa do filtro do ar e o próprio filtro, húmido e do tipo painel unem-se para oferecer uma admissão silenciosa e fiável; este último tem intervalos de mudanças de 10.000 milhas (cerca de 16.000 km). O coletor de escape e o silenciador estão agora separados.

A MSX 1255 Grom tem homologação EURO5 que, a partir de 1 de Janeiro de 2020, veio introduzir restrições significativas ao nível das emissões do motor em relação à homologação EURO4. Estas novas exigências incluíram reduções substanciais nas emissões permitidas de monóxido de carbono, para além de uma redução superior a 40% no total de emissões de hidrocarbonetos, conseguida pela deteção de falhas de ignição e a introdução de um limite de partículas.

Chassis

  • Quadro monotrave à retaguarda em aço oferece uma base robusta; banco com 761 mm de altura
  • Forquilha USD de 31 mm e monoamortecedor compõem o sistema de suspensão de alta qualidade
  • Jantes de 12 polegadas e sistema de travagem hidráulico por discos, a frente e atrás

A comprovada ciclística da MSX125 Grom permanece essencialmente inalterada nesta atualização de 2021, e as prioridades do design original mantêm-se as mesmas: fornecer um modelo de base que os condutores recém-encartados pudessem usar facilmente – e também estacionar – num ambiente urbano, mas com todas as funcionalidades fora das cidades e que também conseguisse transportar um passageiro.

O quadro monotrave à retaguarda em aço oferece uma base robusta à MSX125 Grom. O seu tubo rígido de seção quadrada une a coluna da direção diretamente às placas pivot do braço oscilante, deixando visíveis todos os outros componentes montados no quadro, o que contribui bastante para o visual minimalista da MSX 125 Grom. A rigidez e flexão nos eixos vertical e horizontal foram especificamente ajustadas, tal como a flexão nos pivots do braço oscilante e nas placas dos pendurais do motor, o que fornecem o equilíbrio perfeito entre conforto e confiança.

A estrutura do quadro também permite alojar eficientemente os componentes do sistema PGM-FI; as demais peças elétricas colocadas dentro da tampa do depósito fez aumentar a capacidade para 6,0 L. A distância entre eixos é compacta, 1.2040 mm, com um ângulo da coluna de direção de 25° e um eixo de arraste (trail) de 84 mm. O peso em ordem de marcha é de apenas 103 kg. Os apenas 761 mm de altura do banco (um valor extremamente baixo) tornam a MSX125 Grom muito fácil de conduzir; as suas dimensões permitem a quem use uma autocaravana possa facilmente carregar/descarregar, transportar e usar a MSX 125

As suspensões à frente e atrás oferecem uma condução de classe superior. A forquilha USD de 31 mm reduz o peso não suspenso e, graças à maior área de suporte da pressão (em comparação com uma forquilha telescópica normal), oferece um amortecimento melhorado em todo o curso Os mesas superior e inferior são de tamanho completo, o que melhora ainda mais a maneabilidade e a sensibilidade do condutor; o amortecedor traseiro leve e robusto trabalha num braço oscilante em tubos de aço e tem formato em H; este componente e simples e resistente tem secção de 50 x 25 mm.

As jantes remodeladas de alumínio fundido e 5 raios são de 12 polegadas e são agora mais largas, 2,5 polegadas; estes componentes são fundamentais para a forma e função da MSX Grom. Os pneus de medidas 120/70-12 à frente e 130/70-12 atrás conferem um aspeto dinâmico e de elevadas performances à MSX 125 Grom. Os travões são sistemas hidráulicos; à frente, temos uma pinça de dois êmbolos (de acabamento dourado) e um disco de 220 mm e atrás há um disco de 19 mm com uma pinça de um só êmbolo. O sistema ABS funciona com base numa unidade IMU.

@ 26-10-2020 17:51:21


Mais